quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Quem sou eu?


Na longínqua origem de um ser precavido de recessões deterministas de um meio em processo doentio, exalta-se uma singela partícula de uma célula auto-construtiva perfeita - em teoria.
Embora nada descoberto sobre seu modo arbitrário à vida, esta[partícula] veio ao mundo onde resquícios de matérias passadas já o habitavam de forma sistemática e egocêntrica.
Viveu seu tempo presente em vanguardas neopositivistas, ultra-idolatradas. Descobriu uma idéia confusa às néscias pessoas de organismos vivos: o futuro já existe, só não chegamos a ele. Logo, o simples se conduziu ao amplo complexo das ideias e criações.
Quem eu seria? Um fanático por descobertas e conquistas de um suor intermediante ao processo; um ser pensante, inserido ao grandioso universo de mecanismos e fórmulas para fins didático; aquele que vive o agora, resgata o passado e supera o futuro; aquele repleto de contradições internas e externas geradas pela razão e emoção: sentimentos e valores.
No presente momento, oportunizo você, leitor, a refletir sua história de vida. Quem é você? Pergunto-me. Seja quem for, acredite! Alguém não muito distante dessa fantasia e representações de palavras exóticas e antipáticas; alguém com um potencial exorbitante e ascendente para criar e desfrutar do conhecimento acessível e dinâmico; alguém muito próximo e isolado - ao mesmo tempo - de todos, pela inquestionável modernização e liquidez das relações humanas; aquele alguém que sempre acreditou em uma crença metafísica de não poder ser explicada pela ciência.
Invista em você. Somos capazes de resistir, lutar e vencer nossos interesses em busca de um bem maior, uma liberdade insaciável de conquistar o novo e reconstruir o velho; um limite infinito de fazer e refazer o pensamento que nos mantém em voga:
Quem sou eu?


GLOSSÁRIO
*longínquo: remoto, afastado, distante.

*precaver: prevenir.
*recessão: atraso, recuo.
*determinismo: doutrina que afirma serem todos os acontecimentos causados por acontecimentos anteriores; o homem é fruto direto do meio, destituído de liberdade de decidir e de influir nos fenômenos que toma parte.
*exaltar: surgir, tornar-se vivo.
*singelo: simples, puro, inofensivo.
*resquícios: fragmentos miúdos; vestígios.
*matérias: seres humanos, indivíduos.
*vanguardas: grupo de indivíduos que exerce papel de pioneiro em determinado movimento cultural, artístico, científico, etc.
*néscio: maneira sutil de representar um ignorante.
*universo: lugar representativo no espaço tridimensional que possui apenas um verso, face ou lado.
*insaciável: que não se farta ou não se satisfaz.
*voga: grande aceitação, uso atual, popularidade, reputação.

7 comentários:

Anônimo disse...

What?
no coment's here?
let's see
You're a guy with a lot of contractions in a world on unhealthy process.

see ya.

Unknown disse...

vc escreve bem..
XD

bjoo

Mi disse...

Gostei do texto, viu. Principalmente porque o que mais (ao meu ver) o deixa interessante é a profusão louca de palavras-conceitos-dispersões que o faz impenetrável e compreensível: caótico e pertinente. Isso deu a) um tom solene e, ao mesmo tempo, b) muito irônico. Prefiro acreditar neste (b) a valorizar aquele (a).

Viu um 'liquidez das relações humanas' ali. Será que você já conhecia a expressão e a teoria (e talvez conheça mais do que eu) ou a professora aqui reforçou alguma coisa?

E uma pergunta: por que um glossário? Parece-me uma muleta para quem lê (aliás, para quem não tem hábito de ler ou de procurar entender o que não entende - quando isto for possível, claro) ou um reforço do tom irônico, o que fica mais divertido. Não sabemos quem somos, mas sabemos criar palavras, sabemos ser metalinguísticos, sabemos (ou assim achamos) nos expressar...

Escrevi muito, né? Poderia dizer mais um amontoado de frases sobre, mas não gosto de ser chata. Definitivamente.

Mas tudo bem.

Quanto ao prêmio "Dardos", se soubesse que me visitava, eu o teria dedicado a você, obviamente. Corrigirei esse erro.

Té.

Mi disse...

Hallo! (auf Deutsche)

•'Au revoir', c'estr français, mon cher.

•Tendência ao abstrato ou à abstração. Há que se pensar. Nem sempre abstrair é bom. Depende do texto.

•Quanto à frequência da publicação e à visita intensa ou não, digo: meu blog é pouquíssimo visitado - talvez seja um cadinho mais que o seu, apenas um cadinho. E, em meu caso, escrevo (e ainda me acha amadora às pampas) porque preciso e gosto. Qualquer outra coisa vem dpeois disso.

•Texto pretensamente literário tem muita metáfora e colapsa a língua, portanto há que se estudar o dicionário, ser sensato e sensível para se ler.

•Você precisa aprender a lidar com essas chatices de tempo e espaço para textos, para seu bem nas provas e concursos. Entendo seu lado, no entanto. Isso é um conselho. Mas, em relação a escrever para eu corrigir, você pode tudo: estou aqui para facilitar e ajudar, mera coadjuvante de seus esforços.

Outros-outros.

OBS.: não vou reler o comentário para corrigir eventuais errinhos de digitação, concordância etc. Releve minha situação.

Mi disse...

Matuah, me passa seu mail para eu mandar o arquivo que você queria. Outra: trate de postar, bolas!

Beijinho.

Anônimo disse...

hey.. valeu por comentar... e nem estragou nada nao =P;;..
ps: desculpe o 1 mes de atraso na resposta.. haha... acho que vc nem lembra mais do comentário então vou pô-lo aqui...
bjs


"Posso te ajudar? Se estraguei seu auto-incentivo, desculpe-me ;P


3= (4+4+4)/4
4= ((4-4)*4)+4
5=((4*4)+4)/4
6=((4+4)/4)+4
7= 44/4-4
8= (4-4)+(4+4)
9= ((4!-4)/4)+4
10= (44-4)/4
70=(4+4)!/4!*4!
88= 44 + 44

Anônimo disse...

ahh, quem me dera ter tempo para completar aquela coisa lah..
bom..
ainda nao estou pronta mas até lá eu estarei =]
quando a escola acabar.. meww, soh falta uma semaana de aula normal.. depois é aula anormal (revisão) ... ae nao sei se vou as revisoes.. to pensando ainda.. vou nos 2 primeiros dias e dps decido...
não sabia se respondia no blog ou no orkut.. e como já estava logada no blog respondi por aqui mesmo..
detalhe: comentário tudo a ver com o post né?.. haha..
bjs