quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Idem e Ibidem, quem?



Algumas palavras e expressões que são "regrinhas a parte" - distantes do habitual - são exceções para serem compreendidas - como toda e qualquer exceção - e transformadas em conhecimento, para evitar erros e demais complicações posteriores. No entanto, existem aquelas - expressões - que ninguém toma conhecimento, por diversas razões. E quem adquire-as, destaca-se.
Certo dia de viagem, estava a conhecer as terras gaúchas - Rio Grande do Sul. Me encanto com a riqueza cultural daquela gente, sotaque formoso, cidades organizadas, infraestrutura, outro País. Me deparei com um açougue intrigante. Nele, havia uma tabela com as informações: "Carne sem osso; idem, com osso; ibidem, sem idem, idem, sem ibidem" - sério! Estava assim escrito. E o preço decrescia conforme os produtos, sendo o último item gratuito.
"Que atire a primeira borracha quem nunca deixou de fracassar em algum problema". A situação foi perturbadora, confusa, mas procurei informações sobre esse tal ibidem. Descobri que é usado em casos de repetição sequencial e, que após seu uso, é empregado o idem novamente - ao invés de ibidem. Vamos a tradução:
1 -Carne sem osso; 2- idem(A carne) com osso = Carne com osso; 3- ibidem(A carne com osso), sem idem(A carne) = Osso; 4- idem(O osso), sem ibidem(que seria o último idem, o osso) = Nada [risos].
É notável perceber que depois dessa explicação, as dúvidas e complicações se esclarecem - ou não -, e que a língua portuguesa nos propõe, a certo modo, facilidades da gramática, não é mesmo? Não é mesmo! E deduzo que 90% das pessoas que leram ou lerão esse artigo também não sabiam dessa existência. Logo, divulgaremos estas particularidades a troco de que? Em busca de uma nação menos ignorante - talvez.

3 comentários:

Mi disse...

Olá, rapaz!
Pelo pouco que 'bozorei' aqui, você escreve um tanto bem e tanto e tal. Não é só [nem sobretudo] de regras que falo: trata-se de criatividade e reflexão.

Este texto é uma crônica sumpimpa, hein! Metalinguística, leve, interessante etc etc etc: enfim, algo de quem sabe observar a vida ao redor. Não me cabe aqui analisar os textos, né. Isso é um aparato didático que a gente faz para ensinar os outros. Coisa de que - fico feliz em dizê-lo - você não me parece precisar. Umas diquinhas aqui e acolá. Uma ajeitadas vezenquando. Mas o melhor de tudo já está aí. O melhor do texto é lambuzar-se dele e por ele. A poucos é dada essa experiência. Gratificante.

Em tempo, um conselho - mesmo que não me peça, ainda que inútil: não se deixe desaprender a arte da reflexão e criatividade à proporção que busca se enquadrar nas regrinhas que eu - muito cruelmente - tento impingir, em nome de um objetivo que perdeu a essência por conta desse sistema louco. Você chega aonde quer. Se depender de mim, então...

Um abraço,
Camila (aquela da redação).

Tereza disse...

Como vc é inteligente! Adorei esse texto. Se eu morresse hj, não saberia desse detalhe. Parabéns! Tb, vc só poderia ter nascido assim, afinal, somos parentes, sabia?

M.Costa disse...

Ei tia XD,
claro que lembro, só não mais a tenho no orkut, criei outro perfil e não te acho mais XD.
Obrigado pelas considerações e, claro que ia saber desse detalhe, tanto que soube ;P.

Beijos ;*